LÍNGUA PORTUGUESA I


Assinale a alternativa cuja análise da palavra “desonrosa” está inadequada.


A partícula des- é prefixo.


A partícula onr- é o radical.


A palavra é formada por derivação prefixal e sufixal.


O “a” final é um morfema de gênero.


A partícula - rosa é o sufixo.

Você aprendeu que temos três visões de linguagem embasando o ensino de língua materna no Brasil.  Há um que foi mantido praticamente sem contestação até o final da década de 60, embora tenha repercussões mesmo atualmente no ensino fundamental e médio (PERFEITO, Alba Maria. concepções de linguagem e análise linguística: diagnóstico para propostas de intervenção.

Trata-se de um ensino de língua que enfatiza a gramática teórico-normativa: conceituar, classificar, para, sobretudo, entender e seguir as prescrições – em relação à concordância, à regência, à acentuação, à pontuação, ao uso ortográfico etc.  O eixo da progressão curricular dos manuais didáticos são os itens gramaticais.

 Tal prática baseia-se na visão de linguagem como:


Organização do pensamento, pelo estudo dos fatos linguísticos por intermédio de exercícios estruturais morfossintáticos, visando a internalização da língua culta.


Instrumento de comunicação, em que a língua é vista como um código, capaz de transmitir uma mensagem de um emissor a um receptor, isolada de sua utilização.


Organização do pensamento, visando as normas do bem falar e do bem escrever;


Forma de interação, entendendo a linguagem como uma ação orientada para uma finalidade específica que se realiza nas práticas sociais existentes, nos diferentes grupos sociais, nos distintos momentos da história.


Instrumento de comunicação, em que se destaca a função essencialmente informativa da linguagem.

Observe as situações a seguir e, com base nos estudos realizados sobre a oralidade e a escrita, analise as afirmativas.

Situação 1

Situação 2 

Acervo EAD – Uniube

I) A linguagem utilizada nas duas situações, seleção de palavras, planejamento e formalidade nos permitem perceber a que práticas sociais se refere cada situação e, assim, é possível perceber que o noticiário é oral e o bilhete é escrito.

II) As marcas de escrita são mais formais do que as de fala. Os exemplos ilustrados confirmam esse pensamento.

III) Nas situações acima, a fala do repórter é formal, enquanto o bilhete escrito é totalmente informal.

IV) Na situação 1, é utilizada uma linguagem formal, planejada, com predomínio do uso de orações subordinadas, pouca redundância e maior quantidade de itens lexicais do que itens gramaticais.

V) Na situação 2, observamos o uso de abreviações, utilizadas em textos informais, maior quantidade de itens gramaticais do que lexicais e uso de orações coordenadas.

Estão corretas apenas as afirmativas contidas em

 



I, II e III. 


I, III, IV e V.


III, IV e V.


II, III, IV e V. 


II, III e IV. 

Leia a transcrição do depoimento oral de uma professora:

 Ser professora é algo desafiador. Desde criança eu quis ser professora, adorava giz! É... Eu me lembro de sair procurando pedacinhos de giz nas salas de aula da escola depois de ter tocado o sinal para ir embora. É... Não sei... Acho que, se eu não fosse professora, eu seria muito infeliz. É... Apesar das dificuldades... Apesar das dificuldades que a gente encontra no caminho há o reconhecimento de alguns alunos e a possibilidade de criar coisas novas. Às vezes, cê tá achando sua aula monótona e então cê muda tudo! Eu não acho que é a remuneração que nos motiva a fazer um trabalho de qualidade. Eu acho que... ou melhor, eu tenho certeza que o bom professor é bom em qualquer lugar, em todas as horas, pois, antes de tudo ele tem um compromisso com ele mesmo, com seu eu-educador e é por isso que ele marca positivamente a vida de cada um de seus alunos! É isso, aí! 

 Você estudou que a modalidade oral é diferente da modalidade escrita. No trecho acima, pode-se identificar algumas características da modalidade oral. São elas:

  1. falsos começos, por exemplo: “Não sei...”;
  2. hesitações, por exemplo “É...”;  “Eu acho que... ou melhor, eu tenho certeza [...]”;
  3. repetições, por exemplo “Apesar das dificuldades... Apesar das dificuldades que a gente [...]”;
  4. emprego de expressões típicas da fala e que devem ser evitadas na escrita, como “cê tá”. 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS


1, 2, 3 e 4.


2, apenas.


1, 2 e 3.


1 e 2.


3 e 4.

Leia os textos a seguir para responder à questão.

Texto 1

Pronominais – Oswald de Andrade

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

 

Texto 2

“iniciar a frase com pronome oblíquo átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se  deseja reproduzir a fala dos personagens [...]”

Domingos Paschoal Cegalla. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo, Nacional, 1980.

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos


acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.


relativizam essa regra gramatical.


afirmam que não há regras para o uso de pronomes.


condenam essa regra gramatical.


criticam a presença de regras gramaticais.

Qual a tipologia textual do trecho apresentado abaixo?

        “Eram cinco horas da manhã  e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.

        Um acordar alegre e farto de quem dormiu assentada, sente horas de chumbo. [...]  

        A roupa lavada, que ficara de véspera nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um fartum acre de sabão ordinário. As pedras do chão, esbranquiçadas no lugar da lavagem  e em alguns pontos azulados pelo anil, mostravam uma palidez grisalha e triste, feita de acumulações de espumas secas.” 


Descrição


Narração com alguns traços descritivos


Dissertação subjetiva


Narração com alguns traços dissertativos. 


Dissertação objetiva com alguns traços descritivos

Em apenas uma das frases a seguir ocorre erro no emprego do acento indicador de crase. Identifique-a e assinale a alternativa em que ocorre erro.


À tarde e meio às pressas, o mecânico consertou a embreagem do ônibus. 


Se você for à Europa, não deixe de fazer uma visita a Madri e a belíssima Toledo. 


À noite, assistiremos à peça de teatro, que começará às 20 horas.

 


De ponta a ponta, a praia estava repleta de banhistas. 


O país precisa dar mais atenção à formação de seus jovens. 

Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam prefixos de negação.


Invadir, inativo, ingerir


Incriminar, imiscuir, imanente


Ateu, incoercível, imerso


Irrestrito, improfícuo, imberbe


Inaproveitável, irremovível, irromper

Observe os textos, a seguir, considerando-se que um é exemplo de oralidade e o outro, de escrita.

 Texto 1 

... bem ... eu vou falar sobre uma cidade que se chama Espírito Santo... ela se localiza próximo a Goianinha... nessa região Oeste... é uma cidadezinha pequenininha... poucos habitantes... mas já ela tem:: ela chama muito atenção... tem muitos pontos turísticos... é uma cidade onde cativa... ela ficou no meu coração... a sua entrada chama:: a rua onde:: é a entrada da cidade chama-se Bela Vista... essa cidadezinha:: ela tem os pontos turísticos que é um rio e uma cachoeira... possui duas pracinhas... uma delas é situada na parte central... é chamada Rua da Matriz... essa rua da Matriz é onde os casais se encontra... muito movimentada... é onde:: se concentra todo o movimento.

(CUNHA, 1998, informante 3, p. 80)

 Texto 2

 A cidade do Espírito Santo está localizada entre Goianinha e Várzea, próxima a Natal. Nessa cidade temos diversos pontos turísticos, um deles é uma pequena cachoeira e uma barragem. A entrada dessa cidade é estreita e a rua se chama Bela Vista. Na rua da matriz, temos uma pracinha onde os namorados se encontram e nela todo ano acontece uma festa tradicional. Lá aparecem pessoas de diversas cidades para comemorar a existência de sua própria padroeira.

(Adaptado de CUNHA, 1998, informante 3, p. 91-2)

 A partir dos estudos realizados sobre as diferenças e a importância da modalidade oral e escrita em nosso cotidiano, analise as afirmações a seguir.

 I) Os dois textos tratam do mesmo assunto; porém, o texto 1 é um exemplo de modalidade oral e o texto 2, de escrita. Isso pode ser percebido pela estruturação de cada um no que se refere às repetições, atos de fala incompletos, pausas, refacção de frases, que são características da fala e podem ser observadas no primeiro texto.

 II) O texto 2 é mais importante do que o texto 1, pois possui menos erros gramaticais, não apresenta repetições e as frases são completas. Além disso, o que importa é falar e escrever bem, sem se preocupar com o contexto, pois, independente disso, só será valorizada a pessoa que se utiliza da linguagem culta.

 III) O texto 1 e o texto 2 possuem suas diferenças, mas ambos são inteligíveis, tendo em vista que o que importa é utilizarmos a linguagem formal, quando necessário. Há situações que não exigem tanta preocupação com essa formalidade.

 IV) O texto 1 não é inteligível, uma vez que não conseguimos entender a mensagem que o falante quer passar. Isso ocorre devido às repetições, atos de fala incompletos, pausas, refacção de frases.

 V) Apesar das repetições, atos de fala incompletos, pausas, refacção de frases, é possível entender o que está sendo dito pelo falante, no texto 1, sobre a cidade Espírito Santo, pela qual ele demonstra grande afeto. Isso pode ser percebido pelo uso de palavras no diminutivo: cidadezinha, pequenininha e pela declaração que faz: “ela ficou no meu coração”.

 São corretas APENAS as afirmações


II, III e IV.


I e II.


I, II e III.


III e V.


I, III e V.

De acordo com o uso correto do “porque”,  relacione a segunda  coluna de acordo com a primeira.

a)    Porquê

b)   Por quê

c)    Por que

d)   Porque 

1 (    ) Não fiz o trabalho ______________ estava doente

2 (    ) ____________ você não fala mais com ele?

3 (    ) Você não quis ir ao cinema ____________?

4 (    ) Nem imagino o _______________ dessa euforia.

5 (    ) Eis o ______________ da minha ausência. 

A sequência correta é


D,C,B,C,A


D,C,B,A,A


C,B,A,A,D


C,D,B,B,A


D,C,A,B,A

Páginas: 12345678910
11